Cerb perfura poços em Maetinga

da redação do blog
com informações da Cerb



As comunidades de João do Cascavel, Barcelona, Ariri e Lagoinhas do município de Maetinga estão perto de ver realizado o antigo sonho de ter acesso à água encanada. 04 poços estão sendo perfurados pela Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente, com a possibilidade de água de boa qualidade, segundo geólogo da empresa do governo da Bahia. Agora, a Cerb vai construir o sistema de abastecimento, que faz parte do programa Água para Todos, captando água do poço, que tem 90 metros de profundidade com vazão média de mais de 15.000 litros/hora.

Segundo informações oficiais, a viabilidade deste projeto em Maetinga se deve ao ex-prefeito Enídio Vieira de Aguiar, líderança oposicionista ao governo do prefeito Braz. Enídio fez várias viagens à Salvador, até conseguiu trazer este beneficio de enorme importãncia para todos os maetinguenses.

Prioridade é melhorar a vida do sertanejo

Para o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, o Água para Todos é um dos pilares do novo modelo de gestão planejado pelo Governo da Bahia, onde a prioridade é promover ações de qualidade de vida do sertanejo.

Ele acrescentou ainda que a perfuração dos mil poços em toda Bahia, teve como prioridade os municípios mais carentes do semiárido baiano, estabelecendo critérios de seleção estritamente técnicos, inclusive dando oportunidade às comunidades excluídas, que ao longo dos anos não foram atendidas pelo poder público,  como quilombolas, assentamentos e associações comunitárias.

De acordo com o geólogo Marco Antônio Lima Peixinho, o abastecimento de água na comunidade do Agreste é feito de forma precária, em carros-pipas da prefeitura e tanques escavados, com água poluída, gerando um alto índice de doenças.

Com implantação desses poços perfurados e a construção do sistema de abastecimento pela Cerb, deverá diminuir o índice de doenças e de mortalidade infantil nessas comunidades de Maetinga beneficiadas pelo programa.

MAIS..

Mundo

Qual o melhor candidato(a) a prefeito(a) de Maetinga
Aline
Edcarlos
Neu de Ercilio
Liu
Outro

Ver Resultado
Crie uma Enquete